Mapa do Site

Refeitórios Escolares - Perguntas Frequentes

 1. Quanto custa o almoço?

O valor do almoço é de 1.46€. Se a criança tiver escalão B o valor de almoço é de 0.73€.

2. E lanche? É possível comprar?

Sim, no pré-escolar e no 1º ciclo. Tem o custo de 0.40€ e se a criança tiver escalão B o valor é de 0.20€.

3. O meu filho/a é Escalão A. Tenho de pagar refeições?

Não. Se já tratou do escalão para o ano letivo em curso e lhe foi atribuído o escalão A, a refeição (almoço e lanche) é gratuita. Deve tratar do escalão todos os anos, na secretaria do Agrupamento de Escolas da criança/jovem.

4. O meu filho/a é Escalão A. Tenho de marcar as refeições?

Sim, é obrigatório a marcação da refeição em todos os anos de escolaridade e para todos os alunos.

5. Para o meu filho/a almoçar na escola, tenho de marcar refeição?

Sim, é obrigatório a marcação da refeição em todos os anos de escolaridade e para todos os alunos.

6. Até quando tenho de marcar o almoço?

O almoço tem de ser marcado até às 23:59 do dia anterior. Pode marcar no próprio dia, até às 09:59, com aplicação de multa no valor de 0.30€.

7. O meu filho/a comeu e não tinha almoço marcado. Fico com dívida?

Sim. Fica a dever o valor do almoço (1.46€) e é aplicada multa de 0.30€ por almoço consumido e sem marcação.

Se o seu filho for escalão A fica com a dívida de 0.30€ por almoço consumido e sem marcação.

Se for escalão B fica com a dívida de 0,73€ de almoço mais 0.30€ por almoço consumido e sem marcação.

No 2º/3º ciclos e Secundário não é permitido comer sem marcação.

8. Como marcar o almoço?

Através da plataforma siga  https://siga.edubox.pt

A plataforma disponibiliza vídeo explicativo de como marcar a refeição.

9. Como marcar o lanche? (Disponível apenas para pré-escolar e 1º Ciclo)

Através da plataforma siga  https://siga.edubox.pt

A plataforma disponibiliza vídeo explicativo de como marcar a refeição.

10. Marquei a refeição do meu filho/a e este faltou à escola. Posso pedir devolução da refeição?

Não. Tal como a marcação o encarregado de educação deve realizar a desmarcação da refeição até às 09:59 do próprio dia. Em caso de doença súbita deverá ser gerido com a secretaria do Agrupamento de Escolas.

11. A escola encerrou por motivos que me são alheios. Ex. greve. A refeição está marcada. Como reaver o valor da refeição se o meu filho/a não almoçar na escola?

A secretaria do Agrupamento de Escolas faz a desmarcação da refeição dos alunos que não almoçaram, mediante informação de cada estabelecimento de ensino.

12. Preciso de códigos para entrar na plataforma SIGA?

Sim. o Código de utilizador é criado apenas 1 vez e serve para o percurso escolar da criança/jovem enquanto estudar na Amadora.

13. Esqueci-me do utilizador ou da palavra-passe? Tenho de ter novos acessos?

Não. Basta carregar em RECUPERAR ACESSO e recebe a informação no email. O email indicado tem de ser o que registado no ato da matrícula da criança/jovem.

14. O meu filho/a vai entrar pela 1ª vez numa escola da Amadora. Como tenho os acessos?

Até ao final de agosto serão enviados por email as credenciais de acesso aos Encarregados de Educação cujas crianças/jovens vão entrar nas escolas na rede pública pela 1ª vez.

Na 1ª utilização têm de declarar aceitar os termos e condições apresentados. Posteriormente terá de ativar o cartão da seguinte forma:

Entre na plataforma Siga  https://siga.edubox.pt/ e:

Na barra do lado esquerdo escolher: Cartão escolar e aceitar os termos e condições.

Seguir os passos indicados na plataforma

15. O meu filho/a entrou na escola depois do ano letivo começar? Onde posso pedir os acessos à plataforma SIGA?

Na secretaria do Agrupamento de Escolas.

16. Como carregar dinheiro na plataforma SIGA?

Pode ser feito através de MB Way, PayShop e Referência Multibanco.

Entre na plataforma Siga  https://siga.edubox.pt/ e,:

  • Na barra do lado esquerdo escolher: Cartão escolar.
  • No ecrã seguinte, selecionar Carregar para gerar referências para pagamento
  • Valide os termos e condições de utilização do cartão escolar
  • Escolha a modalidade para pagamento MB Way, PayShop e Referência Multibanco
  • Guarde as credencias geradas no email e faça o carregamento com o valor pretendido.

 Valores Mínimos de Carregamento:

Valor Mínimo de carregamento*

MODO DE PAGAMENTO

ESCALÃO A- ASE

ESCALÃO B- ASE

ESCALÃO C- ASE

Multibanco

5€

10€

20€

MB WAY

5€

10€

20€

CTT/Payshop

1,5€

1,5€

1,5€

*Valores isentos de taxas

17. O meu filho/a foi estudar para fora da Amadora. Tenho dinheiro em saldo. Como recuperá-lo?

Pode ser feito diretamente na plataforma SIGA:

    1. Na barra do lado direito escolher: Cartão escolar.
    2. Escolher: Devoluções
    3. Na linha do carregamento mais recente escolher: Efetuar pedido
    4. Seguir os passos indicados na plataforma

18. Tenho uma dívida na plataforma SIGA. Como proceder para fazer o pagamento?

Para pagar a dívida existente faça o carregamento na plataforma através MB Way, PayShop ou Referência Multibanco com um valor. O valor carregado será descontado ao valor da dívida.

Se carregar um valor maior do que o que deve, ficará em saldo para futuras marcações.

Se carregar com um valor mais pequeno do que o que deve fica com a diferença em dívida.

19. Recebi uma notificação de Dívida. O que significa?

Que tem de pagar o valor em dívida num prazo de 30 dias. Se não fizer o pagamento, será emitida uma certidão de dívida no valor correspondente.

20. Recebi uma certidão de Dívida. O que significa?

 Que após ter sido enviada uma notificação, não foi feito o pagamento. Será realizada certidão de dívida que pode acumular juros de mora e multas adicionais e/ou penhora de bens.

21. Tenho Escalão da Segurança Social. Como atualizar o escalão no SIGA?

A atualização do SIGA será realizada automaticamente, após sincronização das plataformas que pode demorar até 24h após a inserção dos dados no INOVAR.

A atribuição de escalão no âmbito da Ação Social Escolar decorre de candidatura própria, de acordo com a legislação em vigor.

Nos serviços administrativos do Agrupamento de Escolas deve apresentar a documentação necessária, nomeadamente o documento de atribuição de escalão da segurança social. O Agrupamento de escolas fará a atualização da ficha de aluno na plataforma INOVAR.

EducaAPP

e sigap

EducaAPP