Eram 11 horas e 5 minutos quando a terra tremeu na EB1/JI da Mina. Alunos, professores e auxiliares foram desafiados a praticar três gestos de proteção, que podem fazer a diferença perante a ocorrência de um sismo: Baixar, Proteger e Aguardar. Foram três minutos de um conjunto de ações que teriam feito a diferença na segurança dos cerca de 250 alunos, caso a terra tivesse realmente tremido.
Esta terça-feira, dia 5 de novembro, o exercício de sensibilização para o risco sísmico - "A Terra Treme" - foi posto em prática capacitando a comunidade educativa para saber agir antes, durante e depois de um sismo, sensibilizando-os para o facto de viverem numa sociedade de risco e desafiando-os a envolverem-se no processo de construção de comunidades mais seguras e resilientes.
Além das Escolas, a adesão à iniciativa tem sido expressiva junto das instituições e empresas locais, alargando a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico, de modo a alcançar-se maior resiliência entre a população.