Projeto "Ver para crer, Ouvir para aprender" está de volta!

A realização de rastreios visuais e auditivos assume grande importância nas primeiras fases da infância, enquanto meio de deteção precoce de patologias em idades passíveis de aplicação de medidas terapêuticas efetivas, garantindo o o pleno desenvolvimento das crianças e consequente processo de aprendizagem.Sabendo-se que há dificuldades na aprendizagem que decorrem de problemas auditivos e/ou visuais, a Câmara Municipal da Amadora  Amadora em parceria com a Santa Casa da Misericórdia da Amadora e a Unidade de Saúde Pública irá dar continuidade ao projeto “Ver para crer, ouvir para aprender”.

Até 23 de outubro serão rastreados todos os alunos do 1.º ano de escolaridade das escolas da rede pública do municipio.

O projeto “Ver para crer, ouvir para aprender” foi implementado no ano letivo 2022/2023, contabilizando um total de 2 215 rastreios visuais e 2 196 rastreios audiológicos, num universo de cerca de 2 551 alunos. Nos dois anos de projeto, foram sinalizados 497 alunos para encaminhamento para medicina famíliar ou consulta de especialidade.