Projeto "Ver para crer, Ouvir para aprender"

O Projeto “Ver para crer, Ouvir para aprender” está de volta!

Durante o mês de outubro irão ser realizados rastreios audiológicos e visuais a todos os alunos do 1º ano de escolaridade que frequentam as escolas da rede pública do município.

Este projeto foi implementado em 2022 pela Câmara Municipal da Amadora, com a gestão e a coordenação operacional da Santa Casa da Misericórdia da Amadora, com o objetivo de promover a saúde visual e auditiva das crianças do município da Amadora, prevenindo doenças oculares e auditivas. A realização de rastreios visuais e auditivos afigura-se de grande importância nas primeiras fases da infância enquanto instrumento de diagnóstico, constituindo uma forma de deteção atempada de patologias em idades passíveis de aplicação de medidas terapêuticas efetivas, garantindo o processo de aprendizagem e o pleno desenvolvimento das crianças.

No ano letivo 2022/2023, foram realizados 1199 rastreios visuais e 1145 rastreios audiológicos, num universo de cerca de 1500 alunos. 288 destes alunos foram sinalizados para encaminhamento para medicina famíliar ou consulta de especialidade.