Rede Escxel
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O QUE É A REDE ESCXEL?
A Rede ESCXEL funciona como uma parceria entre os investigadores do projeto ESCXEL sob direção do Professor Doutor David Justino do Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais (CICS.NOVA, anterior CESNOVA), os Municípios da Amadora, Batalha, Castelo Branco, Constância, Loulé, Mação, Oeiras, Sardoal e Vila de Rei e os seus Agrupamentos escolares e Escolas não agrupadas do ensino público, num total de 40. Esta rede tem por missão elevar todos os alunos no seu desempenho trabalhando com todos aqueles que fazem parte das escolas ESCXEL, numa constante e persistente busca de melhores soluções, melhores processos e melhores desempenhos que sejam consistentes com o potencial que cada aluno, cada escola e que cada comunidade demonstra ter.
Todos os agrupamentos de escolas da rede pública da Amadora fazem parte desta rede, sob coordenação concelhia do Centro de Formação da Associação de Escolas do Concelho da Amadora (CFAECA).
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PORQUE É QUE A CIDADE AMADORA FAZ PARTE DA REDE ESCXEL?
O Município da Amadora integrou a Rede ESCXEL no ano letivo 2013/2014 para melhorar as condições da educação das escolas da rede pública da Amadora, com o intuito de dispor de novos instrumentos que permitam procurar caminhos para a melhoria dos resultados escolares.
Localmente, o grupo de trabalho definiu como prioridade as seguintes áreas de intervenção:
- a) Transição entre ciclos;
- b) Disciplina;
- c) Resultados escolares em português e matemática no 1º ciclo.
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QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA REDE ESCXEL?
- 1. Desenvolver modelos de organização escolar (planeamento, implementação e monitorização) através das seguintes ações:
• Dar formação sobre a construção dos projetos educativos no seguimento do Manual já publicado;
• Criar modelos de monitorização e autoavaliação promovendo a criação de indicadores e benchmarks;
• Identificar e difundir "boas práticas" através da realização dos Seminários concelhios;
• Testar e monitorizar novos modelos de organização escolar, nomeadamente na constituição de turmas. - 2. Desenvolver estratégias e planos de desenvolvimento através do maior conhecimento das realidades educativas locais:
• Recolher e produzir informação sobre as escolas e contextos envolventes;
• Construir indicadores que ponderem a análise e a comparação dos resultados escolares em função dos contextos socioeconómicos;
• Utilizar esta informação para o planeamento das redes escolares locais, nomeadamente na elaboração dos Planos de Desenvolvimento Educativo. - 3. Explorar o subsistema das vias profissionalizantes disponíveis na Rede ESCXEL:
• Mapear a oferta existente nas escolas da Rede ESCXEL;
• Equacionar as necessidades do mercado de trabalho e as expetativas de alunos e famílias;
• Avaliar este subsistema e desenvolver estratégias que contribuam para a sua melhoria. - 4. Dar continuidade à qualificação das aprendizagens dando especial atenção às práticas de sala de aula.
- 5. Produzir conhecimento científico sobre as dinâmicas educacionais, sociais e culturais locais:
• Publicar em forma de artigo os resultados científicos, em revistas nacionais e internacionais;
• Desenvolver teses de mestrado e doutoramento resultantes do trabalho no projeto;
• Alargar a rede de colaborações nomeadamente a outras escolas, centros de formação e outras redes nacionais orientadas para a qualificação das aprendizagens e a promoção do sucesso educativo. - 6. Procurar o estabelecimento de parcerias com redes internacionais de forma a enriquecer a experiência colaborativa e o aprofundamento científico do conhecimento adquirido.
- 1. Desenvolver modelos de organização escolar (planeamento, implementação e monitorização) através das seguintes ações:
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ALGUMAS ATIVIDADES DO PROJETO
Identificar e difundir "boas práticas" através da realização dos seminários concelhios. Participação em 3 seminários:
- Mação 21 de março de 2014. Tema:" Projetos Educativos face aos desafios colocados pelos novos agrupamentos";
- Loulé 3 de outubro de 2014. Tema: "Organização e Avaliação das Aprendizagens";
- Vila de Rei 27 de fevereiro de 2015. Tema: "Como organizar para a diferenciação pedagógica".
- Identificar e difundir "boas práticas", entre escolas da Amadora;
- Reuniões quinzenais com os professores mediadores, CFAECA e Câmara Municipal da Amadora;
- Formação sobre a construção dos projetos educativos (Rede ESCXEL publicou Manual sobre este tema);
- Produção pelo CICS.NOVA, de relatórios de evolução dos resultados escolares:
- Relatórios por agrupamento (2008/2013 e 2009/2014);
- Relatórios do concelho da Amadora (2008/2013 e 2009/2014);
Lançamento de programa de atribuição de bolsas de estudo de mestrado para docentes do 1º ciclo em Didática da matemática:
- Publicação/divulgação do trabalho realizado.
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DOCUMENTOS DO PROJETO
- Atas da 1ª Conferência Internacional do Projeto ESCXEL - LX (27-29 novembro de 2014)
- ENSINO PROFISSIONAL – Contextos e condicionantes do planeamento da oferta formativa 2013
- Modelo integrado P. Educativo e Curricular
- Estudo sobre governança e políticas e práticas de gestão nos sistemas educativos
- Relatórios de Evolução dos resultados Escolares 2013/2018:
- Concelho da Amadora
- Agrupamento de Escolas Almeida Garrett
- Agrupamento de Escolas Amadora Oeste
- Agrupamento de Escolas Cardoso Lopes
- Agrupamento de Escolas D. João V.
- Agrupamento de Escolas da Damaia
- Agrupamento de Escolas de Alfornelos
- Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves
- Agrupamento de Escolas Fernando Namora
- Agrupamento de Escolas José Cardoso Pires
- Agrupamento de Escolas Mães d'Água
- Agrupamento de Escolas Miguel Torga
- Agrupamento de Escolas Pioneiros da Aviação Portuguesa
- Anexo metodológico
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