Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares
-
O QUE SÃO AS BIBLIOTECAS ESCOLARES?
As bibliotecas escolares são espaços e equipamentos nas escolas onde são recolhidos, tratados e disponibilizados vários tipos de documentos (impressos, audiovisuais e interativos) que constituem recurso pedagógico no processo de aprendizagem dos alunos, nas atividades de ensino, outras atividades lúdico pedagógicas e tempos livres.
As atividades da biblioteca escolar devem ser integradas nas restantes atividades da escola e devem fazer parte do projeto educativo. O currículo escolar deve recorrer à biblioteca enquanto instrumento de aprendizagem.
Este instrumento é um apoio muito importante para o desenvolvimento de competências para as aprendizagens dos alunos necessárias para o seu crescimento enquanto cidadãos.
Abrir -
O QUE É O PROGRAMA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES?
O Programa Rede de Bibliotecas Escolares foi iniciado pelos Ministérios da Educação e da Cultura, em 1996, com o objetivo de instalar e/ou desenvolver bibliotecas nas escolas públicas e promover o serviço de biblioteca, disponibilizado os recursos necessários à leitura, ao acesso, uso e produção da informação em suporte analógico, eletrónico e digital.
A Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) é coordenada pelo Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, do Ministério da Educação e Ciência (MEC), que articula com outros serviços e entidades públicas e privadas, através dos seus coordenadores intermunicipais.
Abrir -
QUAL A FUNÇÃO DO PROFESSOR BIBLIOTECÁRIO?
Na escola, o professor bibliotecário assegura o bom funcionamento e gestão das bibliotecas, as atividades de articulação com o currículo escolar e as atividades de desenvolvimento das literacias e de formação de leitores. Gere as bibliotecas das escolas do agrupamento enquanto espaços agregadores de conhecimento, recursos diversificados e implicados na alteração das práticas educativas, no suporte às aprendizagens, no apoio ao currículo, no desenvolvimento da literacia da informação (tecnológica e digital), na formação dos leitores e na construção da cidadania.
As regras para a designação ou contração de professor bibliotecário estão definidas na Portaria n.º 192-A/2015, de 29 de junho.
Abrir -
TODAS AS BIBLIOTECAS ESCOLARES FAZEM PARTE DA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES?
Não, nem todas as bibliotecas escolares fazem parte da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE). As bibliotecas de escolas sede de agrupamento e escolas secundárias fazem parte da RBE, sendo que o programa está a integrar gradualmente as escolas do 1º ciclo do ensino básico da rede pública.
Para integrarem a RBE, as bibliotecas têm de apresentar candidatura, sendo selecionadas as escolas que apresentarem melhores condições e projetos mais consistentes, ao nível da instalação e criação de serviços de biblioteca.
Da totalidade de escolas da rede pública da Amadora, não fazem parte da RBE apenas 9 escolas do 1º ciclo do ensino básico, pois estão condicionadas por não terem o número mínimo de alunos e/ou espaço disponível com as dimensões mínimas exigidas. Contudo todas essas escolas foram equipadas com mobiliário homologado e apetrechadas com fundos documentais, pela autarquia (através do Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares).
Abrir -
O QUE É O SERVIÇO DE APOIO ÀS BIBLIOTECAS ESCOLARES?
O Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares (SABE) é um serviço da autarquia dirigido às escolas do 1º ciclo do ensino básico da rede pública que tem como principais objetivos:
- Promover o prazer da leitura e o incentivo à participação do próprio aluno no seu processo de aprendizagem;
- Promover a biblioteca escolar enquanto centro de recursos e espaço por excelência no apoio ao desenvolvimento curricular.
Este serviço desenvolve, essencialmente, a sua intervenção em torno das seguintes áreas:
- Apoio aos projetos de candidatura das escolas do 1º ciclo Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), em articulação com a escola sede de agrupamento e a coordenadora intermunicipal da RBE;
- Apoio na seleção de documentos e equipamentos;
- Aquisição de mobiliário, equipamento informático e fundos documentais;
- Constituição física das bibliotecas escolares do 1º ciclo;
- Apoio regular às bibliotecas escolares (apoio logístico e de materiais, formação informal, etc.);
- Articulação com outros serviços e parceiros da RBE;
- Desenvolvimento de programas de animação e promoção da leitura para as escolas do 1º ciclo e pré-escolar.
-
PROJETOS E INICIATIVAS PROMOVIDAS PELO SERVIÇO DE APOIO ÀS BIBLIOTECAS ESCOLARES
O Programa Viajar nas Letras, a ser desenvolvido desde 2012 nas BE das Escolas Básicas do 1º ciclo do Parque Escolar Municipal, procura dinamizar as bibliotecas, promovendo-as como espaços de apoio ao currículo, de incentivo à leitura autónoma e de fruição cultural, neste âmbito:
A par das ações de promoção da leitura, a generalização do empréstimo domiciliário no 1º ciclo tem sido uma constante preocupação do nosso Serviço, para incentivarmos esta importante função da Biblioteca Escolar, introduzimos a utilização de coloridos sacos mochila (para o transporte dos livros biblioteca-casa, casa-biblioteca), que integram uma campanha de sensibilização mais alargada para a efetivação desta prática.
Abrir
- 1