O que é o Projeto Amadora Aprender Digital [1º Ciclo]?

O Projeto Amadora Aprender Digital [1º Ciclo], tem como principal finalidade estimular e envolver a comunidade educativa do concelho da Amadora, em especial os professores do 1.º CEB, no processo de reflexão sobre a mobilização de tecnologias digitais para fins educativos e sobre as mudanças nas suas práticas que isso implicará, quando considerado o potencial inovador que essas tecnologias encerram, nomeadamente em termos de desenvolvimento curricular e como ferramentas de aprendizagem. Sem prejuízo de outras dimensões de capital importância para a eficácia de qualquer movimento de inovação na escola, e do reconhecimento da interdependência dessas dimensões, “aprender com tecnologias” e “colocar as tecnologias nas mãos dos alunos”, são, neste projeto, dois elementos chave estruturantes do caminho a percorrer.

Este projeto nasce, em primeiro lugar, do reconhecimento da Câmara Municipal da Amadora, em articulação com a direção dos agrupamentos de escolas e com o centro de formação de professores do concelho, da necessidade de uma aposta efetiva visando a exploração e integração pedagógica dos recursos tecnológicos já existentes nas escolas do concelho,procurando constituir-se também como uma oportunidade para equacionar ativamente os desafios que as tecnologias digitais trazem à Escola.

Este projeto assenta sobretudo no reconhecimento da importância que têm as aprendizagens realizadas no 1º Ciclo para o sucesso dos alunos ao longo da sua escolaridade e, enquanto cidadãos, fora da escola, e da importância do trabalho e da ação dos professores nesse processo.