Jovens

 

O teu futuro pode passar por aqui! Existe um leque de cursos ao teu dispor e qualquer um deles te permite prosseguimento de estudos. Para além da conclusão da escolaridade tens ainda hipótese de o fazer ao mesmo tempo que aprendes uma profissão! Estás confuso? Não sabes que percurso seguir?

Para te ajudar tens à tua disposição a nossa equipa do Centro Qualifica da Amadora a quem podes recorrer sempre que precisares de informação, orientação e encaminhamento para uma oferta de educação e formação profissional que se adeque ao teu perfil e motivação.

Oferta educativa e formativa do concelho da Amadora

  • OFERTA EDUCATIVA E FORMATIVA PARA JOVENS

    O teu futuro pode passar por aqui! Existem vários cursos ao teu dispor e qualquer um deles permie prosseguimento de estudos.Para além da conclusão da escolaridade tens ainda hipótese de o fazer ao mesmo tempo que aprendes uma profissão! Estás confuso? Não sabes que percurso seguir? Para te ajudar tens à tua disposição a nossa equipa do Centro Qualifica Amadora, à qual podes recorrer sempre que precisares de informação, orientação e encaminhamento para uma oferta de educação e formação profissional que se adeque ao teu perfill e motivação.    

    Abrir
  • ENSINO REGULAR

    O ensino regular é a modalidade do sistema educativo para quem frequenta a escola em idade normal, isto é, dos 3 aos 5 anos na educação pré-escolar, dos 6 aos 14 anos no ensino básico e dos 15 aos 17 anos no ensino secundário. O ingresso neste tipo de ensino no nível secundário implica a escolha de um curso científico-humanístico.

    Abrir
  • CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO - CEF

    Os CEF são uma oportunidade para se poder concluir a escolaridade obrigatória, através de um percurso flexível e ajustado aos interesses de cada um; ou até mesmo para prosseguimento de estudos ou formação que permita uma entrada qualificada no mundo do trabalho. Cada um destes cursos corresponde a uma etapa de educação/formação (desde o Tipo 1 ao Tipo 7) cujo acesso está relacionado com o nível de habilitação escolar e profissional já alcançado. No final de cada etapa obtém-se uma certificação escolar e profissional. A quem se destina?- Alunos com idade igual ou superior a 15 anos, com habilitações escolares inferiores ao 2º e 3º ciclos ou ensino secundário, ou o ensino secundário já concluído. Mais informações  

    Abrir
  • CURSOS VOCACIONAIS DO ENSINO SECUNDÁRIO - CV

    Com estes cursos pretende-se assegurar a criação de uma oferta de ensino secundário, coordenada com empresas, que responda ao interesse dos jovens que, no final da escolaridade obrigatória, pretendam ter uma saída profissional concreta. A quem se destina?- A alunos a partir dos 16 anos de idade que, tendo obtido aproveitamento no ensino básico, procurem alternativas ao ensino secundário profissional e ao ensino secundário regular e pretendam uma oferta mais técnica, designadamente os que se encontrem em risco de abandono escolar. Para mais informações clica aqui

    Abrir
  • CURSOS PROFISSIONAIS - CP

    Os Cursos Profissionais são um dos percursos do nível secundário de educação, caracterizado por uma forte ligação com o mundo profissional. Tendo em conta o teu perfil pessoal, a aprendizagem realizada nestes cursos valoriza o desenvolvimento de competências para o exercício de uma profissão, em articulação com o setor empresarial local. A quem se destina?- A alunos entre os 14 e os 20 anos que concluíram o 9º ano de escolaridade ou formação equivalente e procuram um ensino mais prático e voltado para o mundo do trabalho. Para mais informações clica aqui

    Abrir
  • CURSOS DE APRENDIZAGEM - SA

    Os cursos de aprendizagem permitem obter uma certificação escolar e profissional, privilegiando a inserção no mercado de trabalho, potenciada por uma forte componente de formação realizada em contexto de empresa. A quem se destina?- A jovens com idades entre os 14 e o 24 anos que concluíram o 9º ano de escolaridade ou superior, sem conclusão do 12º ano. Para mais informações clica aqui

    Abrir
  • CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO TECNOLÓGICA - CET

    Os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) são formações pós-secundárias não superiores que te preparam para uma especialização científica ou tecnológica, numa determinada área de formação. A quem se destina?- A alunos titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;- A alunos titulares no nível 4 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações;- A alunos que obtiveram aprovação em todas as disciplinas dos 10º e 11º anos e tenham estado inscritos no 12º ano de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente;- A alunos titulares de um diploma de especialização tecnológica ou de um grau ou diploma de ensino superior e que pretendem uma requalificação profissional. Para mais informações clica aqui

    Abrir
  • ENSINO ARTICULADO

    Este ensino assenta numa articulação pedagógica e logística entre o conservatório e a escola do ensino regular. O plano curricular do aluno integra as disciplinas da componente geral, ministradas pela Escola Secundária c/ 2º e 3º ciclos D. João V, e da componente vocacional de música, ministradas pela Escola de Musica do Conservatório Nacional. Todas as componentes, geral e vocacional, decorrem nas instalações da Escola Secundária c/ 2º e 3º ciclos D. João V.

    • O que é o ensino articulado?

      Este ensino assenta numa articulação pedagógica e logística entre o conservatório e a escola do ensino regular. O plano curricular do aluno integra as disciplinas da componente geral, ministradas pela Escola Secundária c/ 2º e 3º ciclos D. João V, e da componente vocacional de música, ministradas pela Escola de Musica do Conservatório Nacional. Todas as componentes, geral e vocacional, decorrem nas instalações da Escola Secundária c/ 2º e 3º ciclos D. João V.

      Abrir
    • Para quem?

      Alunos do 5º ano de escolaridade que: - Demonstrem vocação nesta área e procurem um ensino onde possam desenvolver aptidões ou talentos artísticos; - Pretendam uma formação de excelência; - Ambicionam estar melhor preparados para uma formação de nível superior no domínio da Música.

      Abrir
    • Como se processa a admissão ao regime articulado?

      Para aceder a este regime de ensino o aluno deve realizar a sua pré-inscrição no Agrupamento de Escolas D. João V, sendo posteriormente chamado para a realização da prova de seleção, conforme o disposto no n.º 4 do art.º 8 da Portaria n.º 225/2012 de 30 de julho. A atribuição da vagas efetua-se pela classificação obtida nas provas de seleção por ordem decrescente até ao preenchimento das vagas disponíveis.

      Abrir
    • Avaliação

      A avaliação dos alunos do ensino artístico especializado rege-se pelas normas constantes da Portaria n.º 225/2012, de 30 de julho, e normativos em vigor para o ensino básico regular. 

      Abrir
    • Modelo de prova de seleção

      De acordo com o disposto no n.º 4 do artigo 8.º da Portaria n.º 225/2012, de 30 de julho, apresenta-se o modelo da prova de seleção dos alunos aos Cursos Básicos de Música.

      Abrir
    • 1

    Abrir
  • ESTÁGIOS

    • QUE ESTÁGIOS SE ENQUADRAM NESTE MODELO?

      A Câmara Municipal da Amadora acolhe estágios/prática simulada, provenientes de planos curriculares de cursos, Profissionais, Aprendizagem e EFA, a integrar nos serviços da autarquia.

      Abrir
    • COMO POSSO FORMALIZAR A PROPOSTA DE ESTÁGIO?

      A proposta de estágio tem de ser formalizada através do preenchimento de formulário próprio para o efeito e enviada para qualifica@cm-amadora.pt , devidamente assinado pelo professor responsável de estágio e pelo(a) diretor(a) do agrupamento de escolas do aluno.

      Formulário aceda aqui

      Abrir
    • QUAIS SÃO OS CRITÉRIOS PARA A SELEÇÃO DOS CANDIDATOS?

      A seleção dos candidatos a estágios na Câmara Municipal da Amadora é realizada de acordo com os seguintes critérios:
      1. Alunos de escolas e/ou centros de formação do Concelho;
      2. Filhos dos trabalhadores da CMA;
      3. Munícipes que estudem fora do Concelho;
      4. Alunos de outras escolas.

      Mediante aprovação do estágio na Câmara Municipal da Amadora, deverá ser celebrado acordo de colaboração, entre as partes – Escola, Autarquia e Aluno. O início do estágio só poderá ocorrer mediante assinatura deste documento.

      Abrir
    • MAIS INFORMAÇÕES

      Para informações mais detalhadas clique aqui

      Para qualquer esclarecimento adicional poderá contactar os serviços através do telefone 21 436 90 52 ou mail qualifica@cm-amadora.pt

      Abrir
    • 1
     

    Abrir
  • 1