PROCESSO DE RECONHECIMENTO, VALIDAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS (RVCC)

Processo que permite a um candidato identificar saberes e competências adquiridos ao longo da vida e em diferentes contextos (formais, não formais e informais), através do recurso a atividades, assentes em metodologias de Abordagem (Auto)Biográfica, Portefólio e Balanço de Competências orientadas segundo um Referencial de Competências-Chave.

A quem se destina?
  1. Adultos com idade igual ou superior a 18 anos e habilitações escolares inferiores ao 4.º, 6.º, 9.º ou 12.º ano e cujo perfil se enquadra nesta modalidade de qualificação.
 
Para adultos menores de 23 anos, inclusive, é obrigatório possuírem, pelo menos, três anos de experiência profissional devidamente comprovada pelos serviços competentes da segurança social ou, sempre que aplicável, de organismo estrangeiro congénere.
 
O CENTRO QUALIFICA AMADORA

A desenvolver a sua atividade na zona da grande Lisboa, o Centro Qualifica Amadora funciona em "consórcio" com 2 escolas da rede pública, a Escola Secundária Dr. Azevedo Neves e a Escola Secundária Seomara da Costa Primo e uma escola da rede privada, a Escola Profissional Gustave Eiffel, sendo a Câmara Municipal da Amadora a entidade promotora.

Esta solução permite uma otimização de recursos e uma melhor organização e gestão da rede de ofertas existentes no território. Considerando os diferentes públicos a abranger, pretende-se identificar as necessidades de formação/qualificação e encaminhar para as respostas mais adequadas aos perfis identificados. Através de uma rede de parcerias com várias entidades formativas, procuramos valorizar a diferença como fonte de criatividade, inovação e competitividade. É, igualmente, prioridade o estabelecimento de parcerias com o tecido empresarial convidando-os a contribuir de forma mais integrada nas respostas de qualificação.