QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DA REDE ESCXEL?
- 1. Desenvolver modelos de organização escolar (planeamento, implementação e monitorização) através das seguintes ações:
• Dar formação sobre a construção dos projetos educativos no seguimento do Manual já publicado;
• Criar modelos de monitorização e autoavaliação promovendo a criação de indicadores e benchmarks;
• Identificar e difundir "boas práticas" através da realização dos Seminários concelhios;
• Testar e monitorizar novos modelos de organização escolar, nomeadamente na constituição de turmas. - 2. Desenvolver estratégias e planos de desenvolvimento através do maior conhecimento das realidades educativas locais:
• Recolher e produzir informação sobre as escolas e contextos envolventes;
• Construir indicadores que ponderem a análise e a comparação dos resultados escolares em função dos contextos socioeconómicos;
• Utilizar esta informação para o planeamento das redes escolares locais, nomeadamente na elaboração dos Planos de Desenvolvimento Educativo. - 3. Explorar o subsistema das vias profissionalizantes disponíveis na Rede ESCXEL:
• Mapear a oferta existente nas escolas da Rede ESCXEL;
• Equacionar as necessidades do mercado de trabalho e as expetativas de alunos e famílias;
• Avaliar este subsistema e desenvolver estratégias que contribuam para a sua melhoria. - 4. Dar continuidade à qualificação das aprendizagens dando especial atenção às práticas de sala de aula.
- 5. Produzir conhecimento científico sobre as dinâmicas educacionais, sociais e culturais locais:
• Publicar em forma de artigo os resultados científicos, em revistas nacionais e internacionais;
• Desenvolver teses de mestrado e doutoramento resultantes do trabalho no projeto;
• Alargar a rede de colaborações nomeadamente a outras escolas, centros de formação e outras redes nacionais orientadas para a qualificação das aprendizagens e a promoção do sucesso educativo. - 6. Procurar o estabelecimento de parcerias com redes internacionais de forma a enriquecer a experiência colaborativa e o aprofundamento científico do conhecimento adquirido.