Matrículas 2021/2022

Está aberto o período de candidatura ao ensino pré-escolar, básico e secundário nos estabelecimentos de educação e ensino da rede pública. 

 Os prazos foram fixados considerando:

Educação pré-escolar e 1.º ano do 1.º ciclo do ensino básico: entre o dia 15 de abril e o dia 14 de maio

2.º, 3.º, 4.º, 5.º, 6.º e 7.º anos, do ensino básico: entre o dia 10 de julho e o dia 16 de julho

8.º e 9.º anos, do ensino básico e para o ensino secundário: entre o dia 18 de junho e o dia 30 de junho

No procedimento de matrícula deverá ser dada preferencia ao pedido online, através da aplicação Portal das Matrículas, com o recurso a uma das seguintes formas de autenticação: cartão de cidadão, chave móvel digital ou credenciais de acesso ao Portal das Finanças. Para fazer uma nova matrícula ou renovar uma matrícula anterior, o Encarregado de Educação deverá fazer login no Portal das Matrículas e seguir os passos abaixo identificados:

  1. Selecionar a aplicação Matrículas
  2. Consentimento
  3. Dados do Encarregado de Educação
  4. Dados Gerais do Aluno
  5. Dados da Matrícula
  6. Comprovativos
  7. Confirmar dados

Quando finalizado o preenchimento do formulário receberá a confirmação por email, caso autorize essa comunicação durante o preenchimento. Receberá também notificações por email e no Portal das Matrículas sobre o estado do processo.

Na impossibilidade de formalizar o pedido online, poderá faze-lo presencialmente nos serviços administrativos do Agrupamento de Escolas da área de residencial do aluno.

Note-se que âmbito das medidas excecionais e temporárias na área da educação, no âmbito da pandemia da doença COVID-19 este procedimento está sujeito a marcação prévia, pelo que deverá consultar, previamente, as condições de atendimento presencial em vigor.

Depois de fazer o pedido ou renovação de matrícula pode acompanhar o estado do processo no Portal das Matrículas.

Para informação detalhada sobre o procedimento de matrícula e renovação sugerimos consulta do Despacho Normativo n.º 10-B/2021, de 14 de abril, disponível emhttps://dre.pt/application/conteudo/161433525.