ESCOLAS PÚBLICAS DO MUNICÍPIO INTEGRAM PROJETO “PISA PARA AS ESCOLAS”

O Município da Amadora integrou o Projeto "PISA para as Escolas". O Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Programme foi International Student Assessment – PISA) é desenvolvido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico - OCDE e visa uma avaliação internacional das competências dos alunos de 15 anos nas áreas da matemática, ciências e leitura.

Cerca de 700 alunos do município, foram convidados para integrar este estudo, estando a aplicação dos testes a decorrer durante o mês de novembro.

O Programa Internacional de Avaliação dos Alunos tem como objetivo essencial avaliar a forma como os alunos de 15 anos aplicam as suas competências nas áreas da Matemática, Leitura e Ciências face a problemas que se colocam em contexto real. Não se trata de avaliar o currículo escolar ou apenas os conhecimentos adquiridos, mas sim de analisar como no final da escolaridade básica os alunos são capazes de raciocinar e usar os conceitos aprendidos, bem como as ferramentas adquiridas, para explicar e prever fenómenos.

O “PISA para as escolas” enquadra-se no âmbito do trabalho que a Autarquia tem vindo a realizar no sentido de aprofundar o conhecimento relativo aos resultados escolares dos alunos do concelho. Este é uminstrumento de trabalho que permitirá a dinamização de processos de reflexão e aprendizagem colaborativa que sustentem a tomada de decisão por parte das escolas com o objetivo de potenciar a melhoria de desempenho dos alunos.

A aplicação dos testes avaliativos no âmbito do PISA permitirá a realização de um estudo relativo às competências nas áreas avaliadas, comparando-as com alunos de outros municípios e países, por forma a que nas escolas sejam aplicadas melhores metodologias e trabalhadas as áreas em que os alunos apresentam maiores fragilidades.

Esta informação é essencial para a definição de estratégias promotoras de melhores aprendizagens para todos os alunos e a operacionalização do perfil de competências que se pretende que os mesmos desenvolvam para o exercício de uma cidadania ativa e informada ao longo da vida.

Os principais objetivo da participação neste estudo são:

  • - Testar as competências dos alunos de 15 anos de idade nos domínios da Matemática, Leitura e Ciências numa escala comparável com os resultados do estudo internacional PISA.
  • - Analisar o desempenho dos alunos das escolas de um determinado território, nas áreas da Matemática, da Leitura e das Ciências, e cruzar esse desempenho com o contexto sócio económico dos alunos e das suas atitudes perante a aprendizagem.
  • - Produzir e analisar informação regional sobre as características e o sistema de geração de competências para a futura população ativa de um determinado território.
  • - Toda a informação gerada tem por objetivo ser utilizada na alimentação, promoção e dinamização de redes locais de aprendizagem, a criar, ou já existentes no território, que tenham por objetivo a aprendizagem colaborativa entre os Agrupamentos de Escolas.