Receção à Comunidade Educativa | 25 de setembro - 17:30 | Escola Secundária Mães d’Água

 

O universo escolar na Amadora envolve cerca de 50.000 pessoas, entre profissionais e famílias, 18.849 são alunos e 3.000 são profissionais, incluindo o pessoal docente e não docente.

Em cada ano letivo, várias crianças e jovens da cidade destacam-se nas várias áreas do saber pela excelência do seu desempenho.

A aposta do município na diversificação da oferta formativa e nas atividades complementares como é o caso do Judo, onde o Centro da Escola de Judo Nuno Delgado e o Instituto de Judo fazem toda a diferença pela qualidade da formação desportiva ministrada, tendo alcançado 400 alunos nos últimos dois anos, o êxito do projeto da Orquestra Geração que deu origem à formação da Orquestra Geração Municipal da Amadora, com o ingresso de uma ex-aluna no Conservatório Real de Haia na Holanda e outra que está a finalizar o mestrado na Escola Metropolitana de Lisboa.

Distinge publicamente os melhores alunos do 9.º e do 12.º anos de escolaridade, pelo seu mérito e sucesso académico, que neste ano letivo vão iniciar uma nova etapa do seu ciclo de aprendizagem.

Nada disto seria possível sem o investimento na formação dos profissionais de educação que ao longo do ano vão reforçando competências profissionais que lhes permitem garantir um melhor acompanhamento dos alunos e das suas necessidades.

A autarquia contribuiu com medidas de reforço do quadro de pessoal, como o aumento em 10% do pessoal não docente nas escolas, a passagem de oitenta e três trabalhadores para contrato por tempo indeterminado.

A aposta na qualificação e especialização do pessoal não docente, serve o propósito de garantir uma maior eficácia e qualidade no serviço que se presta à comunidade educativa.
A qualificação de adultos na Amadora

superou os objetivos nacionais definidos para 2018 pela ANQEP, demonstrando o empenho e esforço na melhoria das condições dos profissionais do ensino.

No caso particular dos Assistentes Operacionais de várias escolas da Amadora, a qualificação de adultos permitiu que adquirissem as competências necessárias para a mobilidade intercarreiras nas escolas, tendo aumentado o número de profissionais qualificados com a escolaridade obrigatória.

Amadora dá as boas vindas à comunidade educativa em conjunto com as escolas do município, na cerimónia de Receção à Comunidade Educativa, no dia 25 de setembro pelas 17:30 na Escola Secundária Mães d’Água.