ESTUDO EUROPEU PROMOVE DEBATE SOBRE O ABANDONO E INSUCESSO ESCOLAR NA AMADORA

 

No âmbito do Below 10, projeto que tem como objetivo prevenir e combater o abandono escolar, no dia 12 de abril na Escola Secundária Seomara da Costa Primo, foram apresentados alguns resultados da pesquisa feita sobre a perspetiva dos jovens sobre este assunto.

É importante ouvir os jovens com experiência de insucesso quando concebemos iniciativas de combate ao insucesso e abandono escolar – esta foi uma das conclusões do relatório europeu “Histórias de Abandono Escolar de Jovens. Pesquisa qualitativa sobre sucesso e insucesso”, apresentado na escola secundária Seomara da Costa Primo no passado dia 12 de abril, numa reunião aberta à comunidade do projeto Below 10. A apresentação foi realizada pela equipa do CIES-ISCTE.

Os resultados do estudo foram comentados por Helena Lima, Coordenadora Pedagógica do Programa Orquestra Geração; Joana Campos, Professora Adjunta da Escola Superior de Educação de Lisboa e Rui Fontinha, Diretor do Agrupamento de Escolas de Amadora Oeste; e debatido com os vários interlocutores presentes. O estudo envolveu cerca de 500 participantes em 6 países europeus, 60% dos quais jovens. Em Portugal, foi desenvolvido na Amadora.